Corretoras ensinam como economizar no aluguel

Pesquisar muito e preferir bairros mais distantes do centro são algumas dicas principais

por

Alugar um imóvel em Camaçari não é para todos os bolsos, e com a chegada de grandes empresas à cidade, o custo foi ficando cada vez mais alto. Como boa parte da população ainda não tem condições de ter sua casa própria, o jeito é descobrir formas de economizar no aluguel. Para isso, o Camaçari Mulher ouviu a opinião das corretoras Marta Santos e Karla Juliane Souza que podem ajudar na melhor tomada de decisão.

De acordo com Karla, antes de realizar qualquer tipo de investimento, o fundamental é elaborar uma pesquisa. “Liste quais são os bairros em que você gostaria de morar e, a partir disso, verifique os valores médios”, aconselha. Elencar suas reais necessidades e observar se a estrutura do imóvel é compatível com suas condições também são pontos importantes. “É imprescindível levar em conta que o valor do aluguel não deve ser superior à sua realidade financeira”, orienta.

“O valor do aluguel não deve ser superior à sua realidade financeira” – Karla Juliane

A experiência adquirida em dois anos de atuação neste meio, já levou Marta Santos a fechar grandes negócios. Ela garante que a opção por casa ou apartamento dependem da necessidade do
inquilino e afirma que esta escolha é relativa em função da variação de preço entre ambos. Além de pesquisar e relacionar bem os custos fixos mensais x benefícios, também é muito importante saber argumentar com o locatário. “Pontue junto ao proprietário as vantagens e desvantagens em alugar o referido imóvel, tente diminuir o valor do aluguel apontando as vantagens que ele terá ao alugar para você, negocie uma redução no preço do mesmo (principalmente se o tempo de permanência no imóvel for superior a um ano)”, indica.

“Pontue junto ao proprietário as vantagens que ele terá ao alugar o imóvel para você” – Marta Santos

Para quem está deixando a casa dos pais ou está na cidade a trabalho, uma boa opção é dividir o espaço com outra pessoa, com isso, as despesas ficam mais suaves. Quanto à escolha do bairro onde morar, é importante avaliar com calma, pois não adianta fixar residência em um local mais barato e afastado de tudo, se você vai ter que gastar muito com a locomoção. “Liste as opções que existem próximas ao imóvel, como: escolas, farmácias, padarias e supermercados para saber se vale a pena”, orienta Marta.

Na maioria das vezes, o aluguel mais em conta se encontra nos bairros com a localização fora da região central da cidade, porém, em outros não muito distantes do Centro, como a Gleba C e a Nova Vitória, que possuem boa infraestrutura, também é possível encontrar preços acessíveis.

Então, se a compra de um imóvel ainda não cabe no orçamento, escolha com calma, pesquise e se organize para fazer do seu aluguel um bom investimento.

Esse texto foi escrito por Elba Coelho. Se gostou, diga: tá legal, tá bacana. Se não gostou, diga: melhore, Elba!

E-mail: elbacoelho@camacarimulher.com.br

Comentários

comments

Leia Também