Corrida: profissional e praticantes dão dicas e depoimentos para quem quer começar

A prática de esporte só contribui para que o corpo e mente estejam sempre bem

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É difícil encontrar uma mulher que não viva correndo, afinal, ocupando tantos papéis, tendo que dar conta de tantos compromissos e com o tempo que passa voando (daqui a pouco já é Natal!), a vida é mesmo uma correria só! Para extravasar o estresse que esse corre-corre todo causa, nada melhor do que fazer uma atividade física, não é?! Então, que tal aproveitar que já entende do assunto e investir na corrida?

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Renata Robles

A secretária executiva Renata Robles é adepta dessa modalidade há três anos e já participou de mais de 45 corridas de rua. Para ela, a sensação de cruzar a linha de chegada é indescritível. “Corro pela sensação maravilhosa que dá, pois me sinto feliz, tenho a percepção de que estou cuidando de mim, me dedicando, sabe?! É muito bom mesmo!”, explica Renata, que melhorou muito seu condicionamento físico com essa atividade.

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Taiane Giffoni

A moradora de Dias D’ávila, Taiane Giffoni, também é fascinada por esse universo. Ela, que desde adolescente pratica exercícios, precisou parar por dois anos após o nascimento das filhas. Reiniciou na musculação, foi para a capoeira, boxe, jiu-jitsu, e por incentivo dos alunos da academia onde dá aulas como estagiária de Educação Física, começou a correr. “A corrida me impulsiona a superar meus limites porque a cada dia quero aumentar a quilometragem, diminuir meu tempo. Essa atividade também melhorou minha autoestima, virou um hábito, um estilo de vida que me faz sentir livre, me dá prazer”, conta. “Além disso, como corro entre amigos, tudo vira uma diversão!”, completa.

Se diante desses depoimentos bateu a empolgação, veja as dicas do Educador Físico,  Personal Trainer e Assessor Esportivo, Renato Ahmad, para praticar essa atividade:

Cuidados necessários antes de começar a correr:

O treino deve ser especifico para cada idade e as necessidades de cada mulher, para evitar contusões e fazer com que o esporte seja, diariamente, algo prazeroso e saudável. As mais jovens no começo são muito empolgadas e o exagero na duração da corrida pode gerar lesões. É sempre bom respeitar o progresso dos treinos.


Tênis adequado

Antes de escolher um tênis de corrida, procure saber qual tipo de pisada você possui: pronada, supinada ou neutra. Procure um calçado com estabilidade correta, um bom amortecimento e conforto.


Empolgação moderada

No início, existe uma empolgação para praticar da atividade seja ela por ganho de rendimento, perda de peso ou outro motivo. A questão está na qualidade e quantidade desse treinamento sem orientação. Quando começamos a correr todos os dias pode ocorrer um overtraning (excesso de treino), por isso que é muito importante fazer uma avaliação física antes de iniciar qualquer atividade física e montar um treino seguro e eficiente de acordo com seu nível de condicionamento.


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Renato Ahmad

“Vale lembrar que a prática de esporte só contribui para que o corpo e mente estejam sempre bem, e quanto mais cedo se começa uma atividade, maiores são os benefícios. A corrida, por exemplo, além de melhorar o condicionamento físico e a autoestima, elimina gordura como fonte de energia, reduz as chances de câncer de mama, diminui o número do colesterol ruim (o LDL), diminui problemas cardiovasculares, aumenta o metabolismo e fortalece ossos e musculatura de membros inferiores”, conclui Renato Ahmad.

Esse texto foi escrito por Claudia Magnólia. Se gostou, diga: tá legal, tá bacana. Se não gostou, diga: melhore, Magnólia! Mas não deixe de expressar a sua opinião 😉

E-mail: claudiamagnolia@camacarimulher.com.br

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