Lyla Black indica como cuidar dos cachos

Cada vez mais, as mulheres estão dando liberdade aos fios, preservando sua originalidade

por

Lisos, alisados, crespos, cacheados… independentemente do tipo, cabelo é algo que mexe, literalmente, com a cabeça e a autoestima das mulheres. Durante muito tempo as madeixas longas e alisadas eram o sonho de consumo da maioria, sinônimo de padrão de beleza, mas, cada vez mais, as mulheres estão dando liberdade aos fios, preservando a originalidade, por isso, muitas resolveram assumir seus cachos.

Mas engana-se quem pensa que manter os cachos bonitos é uma tarefa fácil. Para isso, é importante tomar diversos cuidados. A blogueira e Youtuber camaçariense, Lyla Matos, que há cerca de três anos mantém um blog  e um Canal no Youtube voltados para as cacheadas, além de ser uma das organizadoras do “DiPretas” (grupo criado para ajudar no processo de empoderamento e valorização da mulher negra através do uso do cabelo crespo natural), dá algumas dicas.

Lyla Black ostenta cachos poderosos ( foto: Arquivo Pessoal )
Lyla Black toma diversos cuidados para ostentar cachos poderosos ( foto: Arquivo Pessoal )

Ela conta que além dos cuidados especiais que o cabelo necessita, o mais importante é entender e respeitar o seu tempo. “Antes de iniciar qualquer tipo de tratamento, mesmo os caseiros, é importante ler bastante, pesquisar sobre o assunto, pois, muitas vezes, o que serve para uma pessoa pode não servir para a outra. Tudo depende do tipo de fio capilar”, alerta.

O que Lyla segue e sugere é um cronograma que consiste em três etapas imprescindíveis para garantir os nutrientes que os fios necessitam: Hidratação, Nutrição e Reconstrução. “Lavo meu cabelo três vezes na semana, faço duas nutrições e uma hidratação, sendo que na última semana do mês faço uma reconstrução”, revela.

A Hidratação repõe a água do cabelo, por isso, a cacheada deve utilizar produtos à base de açúcares, pantenol, flores e plantas.

Na etapa da Nutrição, a oleosidade do cabelo será resgatada através de produtos à base de manteigas e óleos vegetais.

Por fim, na Reconstrução recomenda-se o uso de produtos à base de queratina, cisteína e arginina, que irão ajudar a repor a queratina do cabelo.

Além do cronograma capilar, outro passo fundamental para exaltar a beleza dos fios é a finalização com o creme de pentear. “Nesse caso, a indicação para um cabelo mais volumoso e ressecado, são produtos mais consistentes e que contenham óleos como umidificadores. Já para os cabelos mais finos, o interessante é optar por cremes leves e ralinhos, pois não deixam o cacho pesado”, indica Lyla.

Com a correria do dia a dia, as cacheadas podem até pensar que é difícil manter esses cuidados básicos, no entanto, a maior parte dos procedimentos citados não leva muito tempo e os resultados valem a pena.

cmulhermenor

Esse texto foi escrito por Joice Santos. Se gostou, diga: tá legal, tá bacana e compartilhe com seus amigos. Se não gostou, diga: melhore, Joice! mas não deixe de compartilhar com seu amigos 😉

E-mail: joicesantos@camacarimulher.com.br

Comentários

comments

Leia Também