De olho na moda: Papo Perfumado!

O perfume está presente em todas as fases de nossas vidas, marca e fica na nossa memória

por

Olá pessoal, tudo bem? Espero que sim. O assunto de hoje é algo que o povo brasileiro adora, “perfume”.
A revista FORBES (23 de novembro de 2014) aponta que o brasileiro é o maior consumidor de perfume do mundo! Pasmem! É isso mesmo. O brasileiro ama se cuidar.

O perfume está presente em todas as fases de nossas vidas, marca e fica na nossa memória.

O perfume surgiu no Egito a.c, e era usado somente pelos faraós que o ofereciam aos deuses como algo raro e único. Nessa época o perfume era muito rudimentar. Em seguida, a arte da perfumaria foi aperfeiçoada pelos persas e romanos na época do renascimento, na Itália.

Mas o que vem a ser o perfume? É uma mistura de óleos essenciais e aromáticos incorporados ao álcool e a água. É composto por três notas e estas são moléculas que compõe a estrutura da fragrância do perfume. De acordo com sua evaporação, são dividias em notas de cabeça, corpo e fundo.

Notas de saídas (ou de cabeça): São as causadoras da impressão inicial dos perfumes pois são elas as primeiras a serem sentidas. São notas leves, frescas e duram até 15 minutos. Podem tanto ser cítricas como herbais e representam cerca de 10% a 20% da fórmula. Exemplos: limão, bergamota, laranja, mandarina, pinho, lavanda, eucalipto, menta e erva-doce.

Notas de corpo (ou de coração): São aquelas que são sentidas logo após as notas de saída e evaporam mais lentamente. Representam cerca de 40% da fórmula e elas emanam assim que o perfume começa a ser absorvido pela pele, durando de 3 a 4 horas. Elas costumam fazer parte do grupo floral (rosa, jasmim e folhas de violeta) ou frutal (framboesa, maçã e pêssego).

Notas de fundo (ou base): São elas as principais responsáveis pela fixação das fragrâncias. As notas de fundo são as que mais demoram para evaporar e, por conta disso, são as últimas a serem sentidas. As notas de base, habitualmente, duram mais de 4 horas e, geralmente, vêm de madeira (cedro e sândalo), especiarias (canela e gengibre), animais (âmbar e almíscar) e resinas (incenso).

Duração e intensidade

Parfum – É a mais forte das concentrações, pode chegar a até 20℅. Luxuoso, o parfum é também a variante mais cara de qualquer família de fragrâncias, além de proporcionar uma fixação de, no mínimo, 12 horas. Use com moderação.

Eau de Parfum – Sua concentração fica em torno de 15% e 17%. Pode ser encontrada em spray ou em frascos, no caso das marcas mais tradicionais, e os preços costumam ser mais acessíveis. A duração do odor ainda é alta – cerca de 10 horas.

Eau de Toilette – É um tipo de perfume com uma concentração mais suave, de até 14%. A Eau de Toilette tem uma duração limitada de 8 horas. Por outro lado, os valores são menores e as fragrâncias são mais versáteis, já que possuem uma porcentagem maior de água. São encontradas em forma de spray.

Eau Fraiche – Perfeita para as estações mais quentes do ano, a Eau Fraiche conta com uma concentração de essência entre 5% e 8%. Com uma duração de, no mínimo, 5 horas. Essa fragrância é bem levinha.

A duração e intensidade do perfume dependerá do pH de cada pele e das zonas colocadas. A dica é aplicar em locais onde passa o sangue, como o pulso, pescoço e atrás da orelha.
Agora é só você escolher o perfume do seu agrado e arrasar!
Beijos e até a próxima.

Esse texto foi escrito por Sara Bezerra, colunista do Camaçari Mulher. Para ler mais textos dessa Designer de Moda arretada, que borda a vida com muito amor, clique no nome rosa ali em cima 😀

Comentários

comments

Leia Também