Aprenda a fazer o Bolo de Aipim da Cleo

A receita é um dos pratos prediletos da família

por

O mês de junho chegou trazendo com ele a expectativa para dançar forró agarradinho, assistir as belíssimas quadrilhas e se aquecer ao pé da fogueira de São João, saboreando as tradicionais iguarias juninas. A culinária é vasta e há quem espere ansiosamente por essa época para se deliciar com o que há de melhor. Milho assado ou cozido, amendoim, canjica, pamonha, pipoca, pé de moleque, arroz doce, quentão, hummm… só de imaginar, já bate aquela vontade, né?! Em recente pesquisa realizada pelo site São João na Bahia, dentre todos os quitutes típicos de São João, o tradicional bolo de aipim foi apontado como o líder da preferência dos nordestinos. Existem diversas receitas por aí, por isso chamamos quem entende do assunto para mostrar como se faz esse bolo delicioso. A dona de casa Cleonice Carneiro, de 61 anos, aprendeu a receita com sua mãe, ainda na adolescência, e, desde então, tem feito a alegria de familiares e amigos. Ela conta que o bolo é um dos pratos prediletos de seus filhos, genro, noras e netos e quando chega o mês de junho todos já começam a perguntar que dia poderão comê-lo. “Essa receita está na minha vida há décadas. É uma doce lembrança que minha mãe me deixou, por isso, o principal ingrediente dele é o amor. Acho que é por isso que todo mundo gosta”, conta.

A receita é bem simples e o resultado é uma delícia! Anota aí:

bolo-NiceBolo de Aipim da Cleo

– 2kg de aipim ralado e espremido em um pano de prato virgem
– 04 ovos
– 2 xícaras de açúcar
– 200g de manteiga
– 01 copo americano de leite de coco (02 cocos frescos, ralados e espremidos em pano)
– 01 copo americano de leite de vaca

Junte todos os ingredientes e misture bem (na batedeira ou à mão) até ficar homogêneo. Coloque a massa numa assadeira de sua preferência, untada com farinha de trigo e manteiga e leve ao forno quente pré-aquecido (200º) por aproximadamente 50 minutos ou até que esteja dourado e, espetando um palito, este saia seco.

*Segredinhos da Cleo:

– Depois que você espreme o aipim, o caldo libera uma goma que se assenta no fundo da panela. Aproveite-a adicionado-a à massa.
– Para facilitar a extração do leite de coco, bata-o no liquidificador com 1/2 copo de leite morno e depois esprema no pano.
– A massa não pode ficar nem mole nem muito dura. Quando ela estiver cremosa estará no ponto certo.
– Deixe um pouco do leite de coco e açúcar para pincelar o bolo quando ele estiver quase pronto.

Bom apetite!

cmulhermenor

Esse texto foi escrito por Elba Coelho. Se gostou, diga: tá legal, tá bacana. Se não gostou, diga: melhore, Elba!

E-mail: elbacoelho@camacarimulher.com.br

Comentários

comments

Leia Também