Fisio em Dia: Mas, afinal, o que é pilates?????

Cuidar do seu corpo significa cuidar de você mesmo em todos os sentidos

por

“A Atividade Física é o primeiro requisito da felicidade”

(Joseph Pilates)

Oi pessoal!
Vocês ouvem muito falar em pilates? Acredito que sim! Mas vocês já pararam para se perguntar o que é pilates? Penso que, um dos métodos mais difíceis de se conceituar em poucas palavras é o Método Pilates. Poderia ser bem objetiva e dizer que “Pilates é um programa de exercícios físicos criado na década de 20 pelo alemão Joseph Hubertus Pilates”. Mas é muito mais que isso porque Joseph foi além.

Ele, assim como alguns visionários daquela época, enxergava a importância de mover o seu corpo em prol da saúde, não apenas por uma questão estética, e levou 50 anos da sua vida tentando provar que estava certo. Hoje em dia, as pessoas já têm a consciência de que a prática de atividade física faz bem para a saúde e tem o poder de prolongar a vida com qualidade.

Infelizmente, apepilatesparaositenas após a sua morte, o mundo conheceu o seu Método. Mas, felizmente, pelo menos, sua técnica se difundiu e chegou até nós! Técnica esta que ele denominou de Contrologia, que significa a arte de controlar corpo e mente. Controlar no sentido de dominar a si mesmo com a manutenção de um corpo uniformemente equilibrado. Ele criou sequências de exercícios e aparelhos específicos para que todos pudessem fortalecer seus corpos de tal forma e consciência, que refletisse no seu dia-a-dia. Afinal, precisamos dos nossos músculos e ossos para tudo, dos menores movimentos, das menores atividades diárias, até para a prática de esportes.

Dentre todas as expressões ligadas ao pilates, “Returntolife” é a minha favorita. Retornar à vida é o que precisamos, pois muitas vezes estamos completamente desconectados com nós mesmos, com o nosso corpo, principalmente com o passar do tempo. Percebemos que o nosso corpo não nos obedece mais: uma dor na coluna ou nos ombros depois de horas de trabalho ou estudo, dor nos calcanhares e pernas pesadas após horas em filas de banco ou supermercado, cuidando dos filhos, arrumando a casa, lesões e mais lesões após a prática de esportes. Enfim, toda e qualquer ação que você faça no seu dia-a-dia depende da sua disposição e, principalmente, do seu corpo. Retornar à vida não necessariamente significa reabilitar-se, mas sim viver para você e não se abandonar, antes que o seu corpo desista de você primeiro.

Se você pratica Pilates e ainda não conseguiu incorporar os benefícios da prática em sua vida, tente se concentrar mais durante a atividade, levar a atenção para dentro de você, interiorizá-la e perceber quais respostas o seu corpo está lhe dando. Você nunca praticou Pilates? Experimente e garanto que vai se surpreender!

“Pilates é o encontro entre você e o que você traz dentro”

(Martha Medeiros)

Esse texto foi escrito por Lorena Rios, colunista do Camaçari Mulher. Para ler mais textos dessa fisioterapeuta retada, apaixonada por pilates e dedicada a tudo o que faz, clique no nome dela ali em cima e delicie-se!

Comentários

comments

Leia Também