Fisio em Dia: postura é fundamental

Adotar uma boa postura exige cuidados importantes que devem ser adquiridos desde a infância

por

lorena-rios

 

Ei bonitona, eu tô te vendo daqui…Conserta essa postura aí! Está muito torta! Owohh você largado no sofá. Senta direito!!

Postura é a posição do corpo. Boa postura corporal é mais do que algo para melhorar a aparência física ou a estética do ser humano. Ela deve refletir a funcionalidade e como os músculos se comportam quando estamos em posição parada e, principalmente, durante a realização de qualquer movimento.

Adotar uma boa postura exige cuidados importantes que devem ser adquiridos desde a infância. A posição adotada por grande parte das pessoas em atividades domésticas, profissionais e de lazer é a posição sentada, essas são mais propensas a sofrer com dores nas costas do que aquelas que se movimentam mais. Portanto, é interessante ficar atento à postura, bem como a cadeira utilizada, que deverá ter o assento firme para não forçar as articulações. A postura correta ao andar é ereta, sem jogar o corpo para os lados ou os ombros para frente. Ao carregar pesos, evite o sobrepeso, distribuindo-o igualmente para os dois lados.

Há uma variedade de razões cotidianas que podem levar a alterações posturais. Entre elas, podemos citar: hereditariedade, sedentarismo, aspectos emocionais e o comportamento social, posições, tabagismo, problemas psicológicos, dirigir, gravidez, ausência de estímulos na infância, fraqueza muscular, insuficiência ligamentar, obesidade, doenças, falta de flexibilidade, sustentação e transporte de peso, estresse, entre outras.

Sendo assim, é cada mais vez mais importante o cuidado com a saúde e qualidade de vida. Nesse sentido, encontramos no método Pilates uma excelente ferramenta para atender essa necessidade promovendo o controle entre mente e corpo.

Nas aulas de Pilates buscamos exatamente reequilibrar o corpo, alinhar e restaurar as estruturas corporais próximas ao ideal, para que o corpo seja o mais eficiente possível, através de um trabalho individualizado.

“Hábitos incorretos são responsáveis pela maioria de nossas doenças, se não, por todas elas” Joseph Pilates.

Até a próxima!

Beijos!

Esse texto foi escrito por Lorena Rios, colunista do Camaçari Mulher. Para ler mais textos dessa fisioterapeuta retada, apaixonada por pilates e dedicada a tudo o que faz, clique no nome dela ali em cima e delicie-se!

Comentários

comments

Leia Também