Garras fortes. Veja como conquistá-las!

por

Tem coisa pior do que olhar para as mãos ou para os pés e não gostar “nadicadenada” do que vê? (É u-ó). Unhas fracas e quebradiças deixam a gente desesperada né? E o pior é que mesmo indo à manicure toda semana, se não tomarmos alguns cuidados, elas continuarão fracas, e sempre que retirarmos o esmalte vamos nos deparar com essa dura realidade.

Gravidez, pós-parto, estresse, tristeza, depressão, maus hábitos alimentares, falta de vitaminas, esmalte envelhecido… inúmeros são os motivos que provocam a “tristeza” das unhas, e se você tá sem grana para iniciar um tratamento com um especialista no assunto (#tamojunta), vale a pena garimpar na internet (bendita seja!!) uma série de dicas baratinhas e/ou caseiras para ressuscitar as bichinhas. Cada caso é um caso, e cada organismo é um organismo, mas não custa nada (ou só um pouquinho) tentar, vai que você encontra a fórmula ideal para devolver a beleza e força para esta parte tão importante do seu corpo? (quase um cartão de visita né amiga!)

FOCA NA BASE
Experimente usar uma base fortalecedora. Algumas manicures ainda acrescentam um dentinho de alho espremido ou alguns cravinhos da Índia, e garantem que é tiro e queda. É importante deixar o ingrediente agir na base por, pelo menos, 24 horas, para “soltar” as vitaminas. Pode aplicar todos os dias ou sempre antes de esmaltar! Ah, neste caso, é normal a base ficar amarelada tá? Além das bases, existem óleos fortalecedores e o mesmo hidratante que você utiliza na pele também proporciona hidratação às unhas e pode ser aplicado antes da esmaltação.

XÔ ACETONA!!!
Se a unha tá fraca, aposente a boa e velha acetona (a danada é muito agressiva para unhas frágeis) e dê lugar aos removedores de esmalte. Eles agridem bem menos. Também vale deixar a unha respirar (sem pintar) por um tempinho para reduzir a sensibilidade.

COMER, COMER, É O MELHOR PARA “FORTALECER”
Quando dizem que “a gente é o que a gente come” não é balela não. Experimente ingerir mais vitaminas, proteínas e minerais através de alimentos como ovo, leite, gelatina, espinafre e abacate, e perceba o quanto seu corpo e suas unhas agradecem! (não esquece da água, beba bastante!!!)

Mas, atenção, se experimentar de um tudo e ainda assim a situação não melhorar, pode ser um sinal de que algo não vai bem com a sua saúde, pois doenças graves como anemia, má circulação sanguínea ou mesmo problemas na tireóide, podem deixar suas unhas fracas, descamadas e quebradiças. Neste caso, a recomendação é procurar um dermatologista de maneira que ele possa te indicar o melhor tratamento.

Esse texto foi escrito por Elba Coelho. Se gostou, diga: tá legal, tá bacana. Se não gostou, diga: melhore, Elba!

E-mail: elbacoelho@camacarimulher.com.br

Comentários

comments

Leia Também