Gestora de Pessoas dá dicas para um currículo de destaque

Em tempos de crise, é preciso manter o currículo atualizado

por
IMG_2860
Fernanda Fontes (foto: Joice Santos)

Em tempos de crise, nada como manter o currículo atualizado de acordo com as necessidades do mercado. Pensando nisso, o Camaçari Mulher ouviu a especialista em Gestão e Desenvolvimento de Pessoas, Fernanda Fontes, sobre o assunto.

“O currículo é a porta de entrada do candidato para o mercado de trabalho, e deve ser elaborado de forma cuidadosa. Com estrutura limpa e organizada, priorizando sempre a clareza e objetividade”, alerta.

Todo cuidado é pouco

Deixar de citar informações importantes, não ser claro o suficiente, exagerar, mentir e cometer erros de português, são algumas das falhas mais comuns que podem prejudicar a avaliação do candidato. “Use muito a cautela na hora de colocar todo o seu conhecimento profissional, pois se as experiências mencionadas estiverem de acordo com a vaga desejada, isso é ótimo, mas se são experiências díspares, pode ser um ‘tiro no pé’, pois passará a impressão de que aquela pessoa não tem foco profissional”, conclui.

Outra dúvida comum é sobre o uso de fotos. Fernanda conta que este não é um item obrigatório, no entanto, se a empresa exigir, a imagem deve ser formal e de boa qualidade. “Ombros à mostra, excesso de maquiagem e acessórios exagerados podem causar uma má impressão ao avaliador. Então, é bom evitar”, indica.

É importante perceber que cada tópico carrega uma responsabilidade. E para você entender melhor como elaborar seu próprio currículo, nossa entrevistada esclarece algumas dúvidas:

Informações Pessoais

No centro superior do documento, devem constar os dados pessoais: nome completo, idade e estado civil. Telefone e e-mail para que a empresa possa entrar em contato são fundamentais. É importante, inclusive, citar ao menos dois telefones;

Objetivo

Cite apenas cargo e área de interesse, evite citar mais de uma área;

Formação Acadêmica

Deve conter o nome da Instituição de Ensino, o nome do curso com data de início e término. No caso de mais de um curso, estes devem ser apresentados por ordem de importância, por exemplo: Especialização ou Pós-graduação; Graduação, etc. Cursos técnicos devem ser mencionados apenas se tiverem relação com a área pretendida ou se o candidato não possuir curso de graduação;

Experiência Profissional

Mencione o nome da empresa, o cargo ocupado, o período de atuação e suas atribuições de forma resumida. Mas esteja atento a esse item, pois é através dele que o selecionador avaliará o potencial do candidato. Coloque-as em forma de itens, preferencialmente, para facilitar a avaliação, citando todas as atividades de maior relevância. Se houve promoção ao longo da experiência profissional em determinada empresa, é importante mencionar os cargos que foram ocupados em ordem decrescente (do maior para o menor) citando as principais atividades desenvolvidas, de forma a demonstrar o crescimento de responsabilidades. Atividades de rotina que não estejam diretamente ligadas ao cargo, não devem ser mencionadas.

Idiomas

Pontue a língua e o nível de conhecimento que possui. Se estiver com o aprendizado em curso, deixe isso claro no currículo. Lembre-se de que se o cargo exigir, você será testado no processo seletivo e deverá comprovar o nível de conhecimento que declarou. É muito importante não exagerar e ser totalmente sincero, a fim de evitar constrangimentos e a quebra de confiança;

Cursos

Mencione apenas os cursos relacionados à sua área de interesse, citando o tema, o nome das instituições onde foram realizados e a carga horária.

Se pretende alcançar uma vaga, independente do cargo pretendido, o currículo será sempre seu cartão de visita. Então, antes de se candidatar, é fundamental avaliar a oportunidade e analisar se o seu perfil é condizente. Se isso acontecer, é só adequar seu currículo à vaga desejada, assim, ele pode fazer com que você se aproxime, ainda mais, do tão sonhado emprego ou estágio. Depois de todas estas dicas, com certeza, ficará mais fácil montar seu currículo e ter mais chances de ser selecionada.

Boa sorte!

pequeno

Esse texto foi escrito por Joice Santos. Se gostou, diga: tá legal, tá bacana e compartilhe com seus amigos. Se não gostou, diga: melhore, Joice! mas não deixe de compartilhar com seu amigos 😉

E-mail: joicesantos@camacarimulher.com.br

Comentários

comments

Leia Também