Meu filho tem APLV e agora? O que ele pode comer????

por
Eliana e João Pedro

Há pouco mais de duas semanas, quando recebeu o diagnóstico de que o pequeno João Pedro, de dois anos, tem alergia a proteína do leite de vaca (APLV), a mamãe Eliana Coelho compreendeu que daquele momento em diante uma séria mudança nos hábitos alimentares, para toda a família, tornava-se necessária. Principalmente para ela que ainda está amamentando e, por conta disso, também deve evitar tudo que contenha proteína do leite de maneira que não passe para o leite materno. “Passei a ler os rótulos dos produtos no supermercado, e até mesmo no passeio do final de semana a escolha do lanche passou a ser rigorosa. Temos que ler o cardápio no restaurante e fazer algumas perguntas antes de escolher o que vamos comer, como por exemplo, trocar o sorvete cremoso pelo da fruta, e abandonar a torta de chocolate, o que não é muito fácil (risos)”, conta.

A APLV é o tipo mais comum de alergia alimentar, e cuidar de uma criança portadora desta patologia não é uma tarefa muito fácil, visto que quase tudo o que uma criança gosta de comer leva leite ou algum de seus derivados como a manteiga ou o queijo. A ocorrência desse tipo de alergia alimentar vem aumentando no mundo todo e, por conta disso, tanto a indústria alimentícia, quanto as donas (e os donos!) de casa, têm buscado se adequar a esta nova realidade, a fim de preservar a saúde e o bem-estar de toda a família. E os cuidados vão desde a leitura dos rótulos dos alimentos e também dos produtos de higiene, à procura de receitas específicas para substituir os alimentos sem traumas.

“João acabou de completar 02 anos, portanto, está numa fase seletiva do paladar e já mostra preferência por algumas guloseimas que ele já havia experimentado como bolo de “cocolate”, pizza, sorvete cremoso e alguns biscoitos que levam leite, como o de maisena, sem falar dos iogurtes. Além disso, está ingressando na escola e não entende porque o lanche dele é tão diferente dos demais coleguinhas”, relata Eliana que, mesmo com o coração partido, está se reinventando na cozinha e tem buscado aprender novas receitas, para que seu pequeno não sofra tanto com as mudanças tão necessárias.

E para ajudar as mamães que também estão passando pela mesma situação, ela aconselha que troquem os biscoitos pelos integrais, o achocolatado por cacau em pó, sem descuidar da leitura dos rótulos no supermercado; que insiram mais frutas na hora do lanche e que criem receitas saborosas como essa que ela compartilha com a gente, uma das favoritas de João e que caiu no gosto de toda a família, o delicioso e nutritivo Bolo de Banana e Aveia que você confere a seguir:
INGREDIENTES

04 bananas
03 ovos
03 colheres de açúcar (eu uso o demerara ou podem ser 03 colheres de mel se preferir)
Uvas passas (a gosto)
02 xícaras de aveia fina
01 colher de sopa de fermento
1/3 xícara de óleo

MODO DE FAZER

Numa tigela, misture a aveia e o fermento. Enquanto isso, no liquidificador, bata os ovos, o açúcar, as uvas-passas, as bananas e o óleo.
Depois de bem batidos acrescente a aveia com o fermento até misturar bem.
Unte a forma com óleo e aveia. Se quiser pode acrescentar canela em pó.
Coloque para assar por cerca de 40 min e bom apetite!!!!

O bolo de banana já é favorito do João

Esse texto foi escrito por Elba Coelho. Se gostou, diga: tá legal, tá bacana. Se não gostou, diga: melhore, Elba!

E-mail: elbacoelho@camacarimulher.com.br

Comentários

comments

Leia Também