Pilates e a Gravidez- mudança, movimento e suporte!

As estruturas corporais da gestante mudam a ponto de deslocar o seu centro de gravidade

por
pilatesnagestação
Foto: Raildo Sousa

Eu costumo dizer que a gravidez é um turbilhão de transformações na vida de uma mulher e cada mulher vivencia essas mudanças de maneiras diferentes. O corpo todo se transforma e se adapta para se preparar para este período de transição de uma vida que vai gerar uma outra vida, por isso, tão especial.

A escolha do Método Pilates para trabalhar o corpo na gestação vai além da parte externa, da condição corporal, muscular e mecânica, que muitas atividades físicas já proporcionam.

O primeiro fator que consideramos para as mamães é o entendimento das transformações do seu corpo e, a partir do que acontece lá dentro, encontramos a melhor forma de lidar com essa nova e confusa fase que ela está vivenciando, percebendo o seu novo corpo a cada semana, vendo como ele se comporta e a forma ideal de conviver com todas essas novidades. Por trabalhar a mente e o corpo, buscando o equilíbrio, o Método Pilates é um grande aliado neste momento.

Um dos grandes benefícios da prática de Pilates de uma forma geral é o fortalecimento da musculatura de todo o corpo, balanceado através de um trabalho global, proporcionando sustentação, equilíbrio e proteção.

As estruturas corporais da gestante mudam a ponto de deslocar o seu centro de gravidade, gerando algumas desorganizações em relação à postura e refletindo, também, nos seus movimentos. O Pilates contribui de maneira eficaz para a manutenção da postura através de seus exercícios e sequências naturalmente funcionais.

Além disso, uma das estruturas que mais sofre transformação na mulher grávida é o quadril. Essa grande estrutura sustenta a maior parte do nosso peso corporal e o Pilates atua com um dos focos nessa região do corpo.

pilates na gravidez
Foto: Raildo Sousa

Estes foram alguns exemplos das vantagens de praticar Pilates durante a gestação. É verdade que a partir do momento que esta técnica tão rica visa trabalhar o corpo todo através de seus exercícios originais, ainda vai existir o beneficiamento da preparação do corpo da nova mamãe para a chegada do bebê.
Após o nascimento do filho, outras novidades aparecerão, como amamentar, dar banho, e tantas outras novas atividades, que, conseqüentemente, trarão novas posturas para o corpo se adaptar outra vez. Ainda assim, o Método Pilates continuará lado a lado das mulheres, dando-lhes apoio em todos os sentidos, basta ter um profissional capacitado para conduzir de forma segura e eficaz.

Beijos e até o próximo texto!

Esse texto foi escrito por Lorena Rios, colunista do Camaçari Mulher. Para ler mais textos dessa fisioterapeuta retada, apaixonada por pilates e dedicada a tudo o que faz, clique no nome dela ali em cima e delicie-se!

Comentários

comments

Leia Também