Quem é a sua pessoa? – Um texto sobre amor, amizade e saudade

por

Dos mil e um motivos para eu amar a série Grey’s Anatomy, o maior de todos é a amizade entre Meredith e Cristina Yang. Há uma passagem (alerta de spoiler!!!) em que Cristina decide fazer um aborto, e uma das exigências é indicar uma pessoa para contato, caso algo de ruim aconteça. Então, ela indica Meredith porque… “você é a minha pessoa”. Melhor declaração de amor não há.

Eu fiquei me perguntando esses dias sobre quem seria a minha pessoa. Já passei dos 30 e com o tempo, a quantidade de pessoas em minha vida diminuiu bastante, graças a Deus! Com menos barulho, a gente entende melhor as coisas, a gente valoriza mais quem está do lado da gente. Não preciso muito mais que uma mão para contar as minhas pessoas nessa vida, e para elas, tento ser a melhor amiga que eu puder (embora nem sempre consiga).

Uma dessas pessoas não está mais aqui. O coração dela era tão grande, mas tão grande, que não coube mais nesse mundo cão em que a gente vive. Ela se chamava Catiúscia e seu sobrenome era Paixão. Ela era verdadeira até no nome, pois alguém mais apaixonada pela vida, não lembro de ter conhecido. Era desse tipo raro de amiga que pode passar dias sem te ver, sem falar com você, mas quando te encontrar vai ser como se ainda fosse aquele tempo do colégio, quando vocês se viam todos os dias e mesmo assim não faltava assunto.

Foi Catiúscia, uma das primeiras pessoas que me ouviu falar do Camaçari Mulher. E ela não entortou a boca com desdém, nem perguntou: “mas isso dá dinheiro”? Lembro até hoje do brilho do olhar dela, da empolgação, do incentivo. Ela simplesmente amou a ideia, disse que queria contribuir, que queria ser colunista. Pouco antes de lançarmos o site ela me disse que já estava com o texto esboçado, mas nunca chegou a me mandar. Partiu um mês depois que o Camaçari Mulher entrou no ar e é uma pena que vocês não tenham a oportunidade de ler a opinião de uma mulher tão guerreira, inteligente, feminista, incrível.

Team Camaçari Mulher

Perder uma pessoa tão importante na minha vida deixou uma lacuna enorme. É impossível, até hoje, pensar nela sem chorar. Impossível não lamentar que meu filho cresça num mundo sem o abraço de urso da tia Cati. Mas o que, em parte, me consola, é que ela se foi sabendo exatamente o quanto eu a amava e o quanto ela era especial. Não tínhamos besteira uma com a outra, não sabíamos tudo uma da vida da outra, algumas vezes precisamos do Facebook para lembrar do aniversário, mas nunca nos chateamos por isso, porque o que nos unia era muito maior. Sempre terminávamos nossas conversas com coisas melosas do tipo “eu te amo”, “eu te amo mais”, mas a minha preferida de todas era NEOQEAV: Nunca Esqueça O Quanto Eu Amo Você.

E eu acho que muito sobre amizade é sentir que existe alguém que ama você neste mundo. Alguém que te conhece a fundo, sem máscaras ou filtros do instagram. Alguém que ama seus defeitos tanto quanto suas qualidades, que te respeita, que torce verdadeiramente por você. Alguém que te deixa com aquela sensação de não estar só no mundo, sabe?!

Desejo que neste Dia do Amigo e em todos os outros, ainda que em pensamento, ainda que no sonho mais bonito, vocês possam abraçar os seus amigos e deixá-los cientes do quanto vocês os amam. Às minhas pessoas, que tenho certeza que vão ler esse texto (porque não basta ser amigo, tem que participar), reitero: NEOQEAV.

Por fim, há uma frase que eu acho perfeita: “amigo é aquele que sabe a canção do seu coração e a canta para você, quando tiveres esquecido a letra”. Se Catiúscia precisasse, hoje, cantar a canção do meu coração clichê, seria assim:

“Amigo é coisa para se guardar
Debaixo de sete chaves
Dentro do coração
Assim falava a canção que na América ouvi
Mas quem cantava chorou
Ao ver o seu amigo partir
(…) Pois seja o que vier, venha o que vier
Qualquer dia, amigo, eu volto
A te encontrar
Qualquer dia, amigo, a gente vai se encontrar”

NEOQEAV.
NEOQEAV.
NEOQEAV.

Esse texto foi escrito por Claudia Magnólia. Se gostou, diga: tá legal, tá bacana. Se não gostou, diga: melhore, Magnólia! Mas não deixe de expressar a sua opinião 😉

E-mail: claudiamagnolia@camacarimulher.com.br

Comentários

comments

Leia Também