Torta Búlgara: aprenda a fazer essa receita baiana

Uma das sobremesas mais deliciosas de todos os tempos, ela costuma custar caro nos restaurantes e docerias

Uma das sobremesas mais deliciosas de todos os tempos, certamente é a torta búlgara (torta de chocolate com cara de bolo solado e consistência de pudim). Receita tradicionalmente baiana, ela costuma custar caro nos restaurantes e docerias, por isso, para economizar, nada melhor do que comprar os poucos ingredientes necessários e fazer essa torta em casa. Para provar como ela é fácil de preparar, a repórter Elba Coelho, que apesar de ter lá seus dotes culinários, não é nenhuma Palmirinha da vida, foi para a cozinha e preparou essa maravilha.

“Pois é… fui a um restaurante local com meu filhote e pedimos a torta búlgara de sobremesa. Estava simplesmente, ma-ra-vi-lho-sa, ele adorou e disse que só queria comer aquilo ‘pro resto da vida’ (risos) entendi que, assim como eu, ele adorou a iguaria, porém, como uma fatiazinha custa muito caro, em dias de crise, não é o tipo de sobremesa que você vai lá no restaurante comer todo dia, daí decidi pesquisar a receita e fazer para que a gente pudesse comer à vontade. E não é que ficou uma delícia? Além de muuuuuuuuito mais em conta”, indica.

torta-bulgara-gostosa
Receita:

INGREDIENTES

300g de chocolate em pó sem açúcar
300g de manteiga (utilizei margarina e não alterou o sabor nem a textura)
300g de açúcar branco refinado (eu utilizei o açúcar cristal, aquele que a gente sempre tem em casa, e bati um pouquinho no liquidificador para ficar mais fininho)
3 ovos inteiros
2 gemas

MODO DE PREPARO

– Pré-aqueça o forno em temperatura média e unte uma forma de pudim ou travessa de vidro somente com manteiga.

– Derreta a manteiga com o chocolate em pó numa panela em banho-maria. Quando estiver homogêneo, retire do fogo e junte os ovos e o açúcar, batendo bem. Leve de volta ao banho-maria e mexa até a massa engrossar, ficando semelhante a uma lama negra.

– Transfira para a forma de pudim ou refratário de vidro untada e leve ao forno também em banho-maria por 30 a 40 minutos.

– O ponto é igual ao de bolo, enfia um palitinho, se sair limpo está pronto. Eu, particularmente, deixei um pouco mais no forno pois gosto quando ela fica com uma crosta crocante.

E voilá está pronta!!!! Sirva com creme de leite e, se desejar, acrescente pedacinhos de morango que dão um sabor ainda mais especial ou uma bola de sorvete de creme, também fica uma delícia!.

cmulhermenor

Se você gosta do conteúdo do Camaçari Mulher, não esqueça de compartilhar com seus amigos ;). Quer sugerir uma pauta? Envie um e-mail para: conteudo@camacarimulher.com.br

Comentários

comments

Leia Também