Tricotando com o maquiador Torlony Átila

Com o dom incrível de retratar a beleza da mulher, Torlony faz das makes, verdadeiras obras de arte

por
Foto: Garcez Fotografia

Quando virem Torlony Átila com seus inúmeros pincéis nas mãos, tenham certeza: vem obra de arte por aí. Não, ele não é pintor de telas, mas é um verdadeiro artista, com o dom incrível de retratar a beleza da mulher, de dentro para fora. Navegando pelo universo feminino de noivas, formandas, madrinhas, aniversariantes, gestantes, do inúmeros papeis e personagens que vivenciamos, até mesmo sereias para um ensaio fotográfico, ele é capaz de realçar o que há de mais belo numa mulher.

Alguns dos inúmeros ensaios produzidos por Átila Fotos: Roberta e Nailton / Fernanda Maia / Raildo D’Sousa

Ficaram interessadas, né? A gente também, por isso, o Tricotando de hoje é com ele, Torlony Átila, ou somente, “Átila”, para os íntimos, (risos).

Conta pra gente um pouquinho da sua vida, como veio parar em Camaçari, e como descobriu esse dom para realçar a beleza das pessoas?

Sou de São Paulo, mas aos 11 anos vim morar em Camaçari e, desde então, estou aqui. Vim por causa de minha família, pois meu pai precisava de um transplante e acabamos ficando. Tenho um irmão mais velho, dois filhos lindos que amo mais que tudo nessa vida e um yorkshire chamado Rodolfo, danado que só ele. Sou maquiador há quatro anos, e tudo começou como uma brincadeira. Fui trabalhar num salão e precisavam de um maquiador, daí eu disse que sabia maquiar sem saber, mas foi uma das melhores mentiras que contei em toda a minha vida, pois hoje amo o que faço e tenho orgulho dessa profissão.

Os filhos Taylor e Dylan são suas maiores paixões Foto: Garcez Fotografia

Você começou cuidando de cabelos e hoje é reconhecido na cidade pelas makes “bafônicas” que faz. E apesar de hoje em dia a maquiagem ser tão valorizada, ainda existem aqueles que dizem que ela deixa a pessoa artificial. Como é que você se posiciona quanto a isso?

Esses dias uma modelo postou uma foto e um seguidor comentou: “Não gostei da maquiagem. Essa não é você. Maquiagem perfeita é aquela que realça, não a que transforma”. Respeito essa opinião, mas também discordo. Minha resposta foi: “Maquiagem perfeita é aquela que atende às expectativas da cliente e, pelo visto, atendi muito bem. Caso contrário, ela não estaria tão feliz em compartilhar, nem teria recebido tantas curtidas e elogios”. É complicado discutir sobre gostos e opiniões, pois cada um tem os seus, mas o que falta mesmo, e acho que sempre foi assim, é o respeito pelo próximo, aceitar que tem gente que gosta de uma maquiagem simples, mas que também tem mulher que ama se transformar. E eu estou aqui para tudo, para satisfazer e realizar o desejo de cada uma de minhas clientes.

Fotos: Arquivo Pessoal

Como você define a conexão entre a maquiagem e a autoestima feminina?

Acho que esta é uma combinação perfeita, MAQUIAGEM = AUTOESTIMA. Pois sempre que me procuram a fim de realizar um trabalho, na maioria das vezes, o que querem mesmo não é simplesmente se arrumarem para um evento, é realmente se embelezar e, sendo isso realizado, qual autoestima não se eleva, não é mesmo?

E como fica o universo masculino? Embora ainda seja um tabu para alguns, já é grande o número de homens que não abrem mão de um pozinho ou de uma base pra sair de casa. Foi-se o tempo que batom e rímel eram coisas exclusivas da mulher. Fala um pouquinho desse universo pra gente. Você também atua com esse público? Já existem produtos específicos para eles ou podem utilizar os mesmos que as mulheres?

Apesar de ser procurado por tantos homens a fim de exercer este serviço, não trabalho com o público masculino. Mas posso falar que, atualmente, a procura tem aumentado e acho super interessante ver que eles estão se preocupando cada dia mais em estarem mais bonitos e bem cuidados. Os produtos que eles podem usar são os mesmos que os femininos, claro, que com algumas exceções como, por exemplo, batons rosa e roxo, cílios postiços, dentre outras coisas.

E qual a preferência das camaçarienses? Qual a tendência do momento e o que nunca sai de moda?

Geralmente, minhas clientes não chegam com preferências. Elas deixam por minha conta e costumam confiar, pois sabem que, como profissional, sei o que está em alta e o que combina com cada uma delas. Falar sobre tendência é meio difícil, porque hoje em dia ao mesmo tempo em que temos uma cartela de profissionais mostrando seus talentos com maquiagens bem extravagantes, ainda persiste a procura por aquelas mais mimosas, com um ar mais romântico, para quem não quer chamar muita atenção. Nada sai de moda, de fato. Temos tipos de maquiagem para todos os gostos e públicos.

Foto: Garcez Fotografia

Sendo assim, qual a dica essencial que você deixa para que as leitoras do Camaçari Mulher não errem na make?

Foto: Arquivo Pessoal

Minha dica é que se forem fazer sozinhas em casa, tomem cuidado, mas muito cuidado mesmo, para não errarem no tom do pó facial e do blush e com o delineador (rsrsrsrs), é bom tomar cuidado em tudo na verdade (risos). Temos profissionais maravilhosos aqui na cidade, e tenho certeza que cada uma achará aquele que mais lhe agrada. Então corra e venha realçar a beleza com um de nós!

Esse texto foi escrito por Elba Coelho. Se gostou, diga: tá legal, tá bacana. Se não gostou, diga: melhore, Elba!

E-mail: elbacoelho@camacarimulher.com.br

Comentários

comments

Leia Também