Você cuida da sua saúde emocional?

por

O corpo e a mente são integrados para manter a saúde, tanto física como emocional. O que leva os estudiosos a investigar o papel das emoções no surgimento de doenças.

Vou usar o câncer de mama, aproveitando o alerta do Outubro Rosa. Ele pode ter causa genética, alimentação, aspectos biológicos e ambientais, no entanto a medicina vem identificando evidências do impacto das emoções.

Uma pesquisa do Instituto Data Popular mostrou que 54% das mulheres, com histórico de câncer de mama, apontaram fatores emocionais como tristeza, mágoa e rancor como causas para a doença.

Outros estudos evidenciaram que o surgimento do câncer de mama tem relação com conflitos de morte, divórcio, separação de filhos ou de parentes, etc. O estresse é outro fator de grande importância.

Nossa mente não se desliga do nosso corpo, estamos sempre conectados com conteúdo internos e, na maioria, inconscientes. A doença é um sinal, um alerta, de que precisamos mudar alguma coisa no roteiro de nossa vida. Para tal, qual a primeira ação?

E se você perguntar-se: “O que esta situação quer me ensinar?” E se você mudar a sua atitude perante a vida? Ser mais otimista, adotar um estilo de vida saudável, gerenciar o estresse, encontrar o equilíbrio entre a vida profissional e pessoal, encontrar uma atividade de lazer que dê prazer, participar de encontros de resgate e fortalecimento do seu poder pessoal (tipo, Reinado Interno ?? ),praticar pensamentos positivos no dia a dia? Desenvolver sua estratégica de Ser Feliz. Sim! Felicidade pode ser construída.

A felicidade pode ser construída, edificada como um novo hábito. Em pequenos passos, nas coisas mais simples. E não estou dizendo para você “viver de luz”, claro que as necessidades básicas precisam ser atendidas. No entanto, há muita gente adiando a felicidade para o amanhã…”

Quando tiver aquele carro serei mais feliz”, “No dia que eu encontrar o amor de minha vida serei feliz”… e enquanto a “felicidade não chega”, como ficamos?

Marcelo Jeneci já afirmou: “Felicidade é só questão de SER”. Duvida? E como justificar a felicidade de pessoas simples, que aos olhos da sociedade tem pouco ou quase nada? Talvez elas foquem no que tem, e a cada agradecimento mudanças físicas cerebrais acontecem, segundo dados da pesquisa realizada pela Universidade Indiana, nos Estados Unidos. Se você ainda tem dúvida recomendo o documentário Happy, na Netflix.

A sua mente é sua melhor amiga, mas também pode ser sua pior inimiga quando envolvida em sabotar a si própria. Sua Inteligência Positiva é a força relativa desses dois modos na sua mente. A sacada é manter o QP “Quociente Positivo” em alta. QP é a porcentagem de tempo em que sua mente age em seu favor em vez de sabotá-lo. Logo, gerenciar os pensamentos é fundamental e reforça o tipo de sentimento que seu corpo absorverá, por consequência as ações e resultados que terá.

Por fim, “mente sã, corpo são”! Então amiga, se cuida! E como dizem por aí: “vigia” (risos)!

Especialista em Desenvolvimento Humano, idealizadora do projeto amanheSER, colunista do Camaçari Mulher, Coach de Liderança Pessoal voltado para Mulheres que buscam ampliar a visão sobre si mesma, fortalecer sua autoestima e autoconfiança para alcançar seus objetivos com qualidade de vida.

Comentários

comments

Leia Também