Comportamento

Grupo DiPretas estimula valorização e celebração da negritude

Aceitação, Empoderamento, Persistência e Identidade! Talvez você tenha ouvido muito essas palavras nos últimos tempos, mas será que já fez uso delas? Aceitar o corpo, o cabelo, a cor da pele e as origens, nem sempre é uma tarefa fácil. A sociedade pode ser muito cruel, principalmente, quando tenta impor modelos já pré-definidos do “belo”. Mas você concorda que o “belo” pode ser relativo?

Com o objetivo de levantar discLyla- Lucineri-DiPretas-camaçari-negritude-empoderamento-identidadeussões como esta, e valorizar a cultura negra de forma geral, foi criado em 2014 o DiPretas. Idealizado por Lyla Matos e Lucineri Nascimento, e com ajuda de Jeany, Nayale, Lucineuza, Paraguaçu e Márcia, o grupo traz como proposta a celebração da negritude. “Nós levamos cultura e diversão para a galera pobre e preta da periferia, com o intuito de pregar e estimular a afirmação da nossa cor. Mostramos para as pessoas que ser preto é bom”, diz Lucineri.

 

Lucineri-DiPretas-camaçari-negritude-empoderamento-identidadeCom uma estrutura bem definida e sem fins lucrativos, o grupo soma mais de 6 mil seguidores nas redes sociais, e todo esse sucesso é reafirmado nos encontros DiPretas. “Essa foi a maneira que encontramos para fazer com que as pessoas se conheçam, compartilhem angústias,  dúvidas,  felicidades,  experiências,  persistência e suas identidades”, afirma Lucineri.

Até o momento, os encontros já aconteceram em cidades, como: Camaçari, Simões Filho, Dias D’ávila  e Candeias, e já tem a proposta para levar a caravana DiPretas para Mata de São João e Catu. As edições contam com apresentações de música, dança, teatro, rodas de conversas, oficina de turbante, maquiagem, corte de cabelo, sorteios e muito mais.

12985633_1095146813898776_7747397071314589912_n

Se ficou interessada em participar dos encontros ou saber de todas as dicas e fotos que as seguidoras postam diariamente, é só entrar no Grupo “DiPretas” no Facebook.

cmulhermenor

Comentários

comments