Nutridicas

Intestino preso não é normal. Veja dicas para evitar esse problema!

Podemos chamar de constipação intestinal, prisão de ventre ou obstipação. Na verdade, esse problema é bastante comum nas mulheres, causando inchaço no abdômen, desconforto, dores e até mau humor.

Isso é sinal de que algo não está bem, por isso não é normal e precisa de tratamento. A constipação ao longo dos anos é fator de risco para várias doenças, dentre elas o câncer de intestino. Na maioria dos casos, o problema está no tipo de alimentação, então seguem algumas dicas que podem ajudar a resolver esse transtorno:

  • Aumente o consumo de água, o intestino precisa dela para trabalhar adequadamente;

  • Consuma pelo menos 3 porções de frutas por dia, principalmente as com propriedades laxantes ( laranja, ameixa fresca ou seca, mamão, pêra, manga, melancia);

  • Consuma mais vegetais na sua alimentação diária. Incluir uma salada no almoço e outra no janta já é uma grande ajuda;

  • Utilize os alimentos integrais como o pão, macarrão, arroz. Sem exageros;

  • Cereais como aveia, granola e gérmen de trigo devem ser usados diariamente. Eles ajudam a melhorar o trânsito intestinal;

  • Inclua linhaça nas suas refeições. Se for adicionar em alguma preparação (suco, vitamina, bolo) é só triturar na hora de usar;

  • Converse com seu nutricionista sobre a inclusão de prebióticos ou probióticos na forma de alimentos, cápsulas ou saches. Seu intestino precisa estar saudável para absorver esses nutrientes;

  • Faça uma avaliação nutricional detalhada para descobrir onde estão os erros da sua alimentação.

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