Nutridicas

Nutridicas: Conheça os benefícios do açafrão da terra

Açafrão-da-Terra-3-500x377O açafrão da terra ou cúrcuma é uma especiaria muito utilizada nos países da Ásia, mas está ganhando espaço no ocidente. Seu principal componente é a curcumina, responsável pela sua cor amarela e função antioxidante, anti-inflamatória e antimicrobiana.Também é fonte de vitamina C, ferro, niacina, potássio e fósforo.

A curcumina modula a resposta inflamatória, reduzindo os radicais livres e aumentando a síntese de antioxidantes naturais, devido a esse fator ela está associada à proteção contra o câncer, artrite, pancreatite, doenças gastrointestinais e cardiovasculares. Apesar de alguns estudos científicos sinalizarem sua propriedade anti-tumoral, evidências indicam que a curcumina pode interferir na absorção de algumas drogas quimioterápicas, portanto procure um profissional habilitado antes do uso nesses casos.

A cúrcuma também protege a nossa pele dos danos causados pelos radicais livres, pois devido ao seu poder antioxidante, poderá influenciar de maneira positiva no combate ao envelhecimento precoce. Outra indicação seria o seu uso na melhora da função vascular endotelial em mulheres na menopausa, causada devido a queda dos níveis de estrogênio. É sugerido que seu uso seja associado ao exercício físico.
O açafrão pode ser incluído nas preparações culinárias como arroz, molhos, ensopados e temperos para carne, frango ou peixe. Outra dica legal vale para nós, baianos: na sua moqueca de peixe ou outro fruto do mar, misture ou troque o azeite de dendê pelo açafrão, seu prato vai ficar mais saudável e nutritivo.

Beijos e até a próxima dica!

Comentários

comments