Nutridicas

A alimentação na prevenção do câncer de mama

alimentacaoeoutubrorosa

Já que estamos no outubro rosa, vamos falar sobre como a alimentação pode ajudar a prevenir o câncer. Você sabia que o tumor de mama é o tipo de câncer mais comum e que apresenta o maior número de mortes entre as mulheres brasileiras? Por isso é tão importante a prevenção, já que a dieta inadequada representa cerca de 30% das causas de câncer.

Os alimentos funcionais são aqueles que além de suas propriedades nutricionais básicas, produzem efeitos benéficos a saúde, promovendo diminuição de fatores de risco contra doenças. Dietas baseadas no consumo de frutas, vegetais, grãos integrais e outras plantas parecem trazer benefícios, minimizando o impacto do acometimento por esta doença.

O consumo de ômega 3 está relacionado com a redução de formação de tumores de mama, assim como a metástase (quando o câncer se espalha além do local onde começou). As vitaminas A, C, E, Ácido fólico e o Selênio são mais estudados quando o assunto é a proteção contra o câncer de mama, sendo que a ação desses nutrientes é nos defender contra os radicais livres, responsáveis por causar danos ao nosso DNA, e consequentemente favorecer o surgimento de células cancerígenas.

Os isotiocianatos presentes nos vegetais crucíferos (brócolis, couve-flor, couve manteiga, couve de Bruxelas, repolho, nabo, etc). O dialilssufeto, presente nos vegetais do gênero allium,como a cebola, alho, alho-poró e cebolinha, demonstra inibir significativamente vários tipos de câncer, dentre os quais está o mamário.

Sendo assim, a nutrição é uma importante aliada para nós, mulheres, no combate ao câncer de mama.

Então o que está esperando? Cuide-se!

Beijos e até a próxima dica!

Comentários

comments