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Nutridicas: A obesidade na mulher

Nos dias de hoje, as mulheres adquiriram várias funções: trabalhar fora, cuidar da casa, marido, filhos… além de tudo, tem que estar sempre linda e cuidar da saúde. Mas nem sempre conseguimos dar conta de tudo, e um dos riscos é o ganho de peso em excesso.

A obesidade na mulher tem sido muito estudada e é preocupante, não só pela estética, mas também pelas doenças associadas como diabetes, hipertensão, diminuição da fertilidade, interferência no curso da gestação e aumento do risco de morte para a gestante e o feto.

Porém, é importante identificar como a gordura corporal está distribuída no corpo. Ela pode estar concentrada na região abdominal, caracterizada como obesidade tipo androide, central ou em forma de maçã, mais freqüente, porém não exclusiva, nos homens e está associada a risco de doenças cardiovasculares e metabólicas; ou na região dos quadris, chamada de obesidade tipo ginoide, periférica ou em forma de pera, freqüente no sexo feminino, mas também não é exclusiva delas. Esse tipo de obesidade apresenta correlação com problemas vasculares periféricos (varizes, trombose) ortopédicos e estéticos.

 

obesidade
A alimentação é uma importante aliada na prevenção e tratamento da obesidade. A maior parte dos tratamentos dietéticos envolve redução da ingestão de energia. Apesar de parecer simples aderir a uma restrição de calorias, na prática, não é tão fácil mudar de hábitos, principalmente com a manutenção em longo prazo.

Evitar o consumo de “calorias vazias”, ou seja, que não contém nutrientes, diminuir a ingestão de gorduras saturadas, priorizar o consumo de fibras, grãos integrais, carnes magras, frutas, legumes e verduras, aumentar o consumo de água diariamente são hábitos que auxiliam na prevenção da obesidade.

A atividade física não programada e o exercício (atividade física programada) são recomendados como uma estratégia importante para prevenção da obesidade e, também, como um método efetivo associado ao tratamento.

Vários estudos epidemiológicos indicam que um nível elevado de atividade física protege contra ganho de peso e obesidade. O exercício de resistência (musculação), ajuda a preservar a massa livre de gordura (massa muscular) durante a dieta hipocalórica, favorecendo a perda e manutenção do peso de forma saudável.

Procure sempre profissionais capacitados para identificar a melhor conduta a ser seguida e obter resultados verdadeiros, lembre- se que a prevenção é fundamental.

Beijos e até a próxima!

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