Cozinha

Tapioca: 1001 maneiras para você se deliciar com ela!

 

Tapioca-beiju-camaçari-mulher-fitness-receita

Tá-tá-tapioca… Se você continuou cantando, provavelmente também não resiste a esse alimento. Idolatrada pelos esportistas e desejada por quem adora essa delícia incrementada com outros ingredientes, a tapioca está cada vez mais popular nas mesas das famílias camaçarienses. Extraída da mandioca, a iguaria tem origem indígena, e é conhecida como um dos símbolos mais tradicionais da culinária do Norte e Nordeste.

Além de servir como base para diversos pratos, a tapioca carrega muitos benefícios à saúde, como: melhoria da digestão, baixo teor de sódio, zero em gordura, rica em carboidratos de fácil digestão, zero de glúten, ajuda no aumento da circulação e da produção de células vermelhas do sangue, protege contra má formação do feto, reduz o colesterol, dentre muitos outros.

Com a massa da tapioca, é possível seguir diversas receitas: bolos, tortas, beijus, mingau, cuscuz, pizza, pão, creme, sorvete, manjar, pudim e o que mais sua imaginação desejar:  é de dar água na boca!

binha-foto-beiju-camaçari-tapioca-mulher
(Binha não dispensa um beiju no café da manhã)

Apaixonada pela iguaria, a autônoma Binha Pereira, de 33 anos, conta que adora um beiju recheado e faz questão de comer todos os dias no café da manhã. “O cheddar não pode faltar e para ficar ainda melhor, coloco cebola, tomate, carne de charque e calabresa”, conclui.

 

nadja-foto-beiju-tapioca-camaçari-mulher
(Nadja e sua receita preferida de tapioca)

Quem também adora é a Gestora em Recursos Humanos, Nadja Coelho, de 34 anos. “Meu preferido é com manteiga, queijo, banana e orégano”, revela. Procuro ter cautela quanto aos recheios, pois o exagero pode render uns quilinhos a mais”, alerta. A Gestora revela, ainda, que gosta de tudo que vem da tapioca e aproveita para ensinar uma de suas receitas preferidas: o bolo de tapioca. Vamos aprender?

Bolo de Tapioca

500g Tapioca granulada

1 xícara de farinha de trigo

1  ½ xícara de chá de açúcar

200g de manteiga

4 ovos

1 xícara de leite

1 colher de fermento em pó

Modo de preparo

Bata os ovos, o açúcar e a manteiga no liquidificador até formar uma mistura homogênea e reserve. Em outra tigela, acrescente a farinha de trigo, a tapioca e o fermento. Despeje a mistura que estava reservada e mexa. Em seguida acrescente o leite. Despeje em uma forma untada e polvilhada, leve ao forno por 30 minutinhos e pronto: Bom apetite!

pequeno

Comentários

comments