Bem-Estar

Tapioca: vilã ou mocinha? Nutricionista desvenda

Tô gorda! Tô inchada! Preciso emagrecer! Olá, dieta! Adeus, pão branco quentinho da hora! Bem-vinda, tapioca…hum!!! Quem nunca? Quem nunca trocou aquele pão com manteiga por uma tapioca na tentativa de emagrecer ou ficar mais saudável? Pois é! Mas a queridinha da galera fit pode não ser tão mocinha assim.

De acordo coma nutricionista Tainã Silva, o maior problema é que ela não possui fibras. “A tapioca é feita da fécula da mandioca. Não tem gordura, sódio e não precisa de óleo em sua preparação, porém, não tem fibras, que são essenciais para o bom desenvolvimento do intestino”.

Quando comparada ao pão branco tradicional, a tapioca é menos calórica, mas em relação ao pão integral, por exemplo, sai em desvantagem. Se você ama tapioca e não quer abrir mão dela no seu dia a dia, a dica de Tainã é acrescentar algumas iguarias à massa. “Coloque linhaça, chia ou aveia no preparo, isso aumenta a quantidade de fibras, e sua absorção será gradativa, promovendo maior saciedade”, explica.

A tapioca não possui glúten, sendo uma boa opção para as pessoas que possuem intolerância, mas cuidado com os recheios muito “gordos”. “Prefira recheios de queijos e carnes magras, que agregam proteína à refeição ou, ainda, vegetais crus que acrescentam vitaminas e minerais”, indica.

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